O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência. O esporte deve sua popularização ao apoio do rei da Tailândia, conhecido como Tigre, que é considerado um dos maiores lutadores da história da Tailândia e introduziu o treinamento do muay thai nas escolas, além de ser obrigatório para os soldados. Já no Brasil o Muay Thai chegou no ano de 1979 e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná.

Esta arte marcial tem técnicas de ataque e defesa constante com o adversário e o simbolo no muay thai é a cobra naja, pois como a naja os lutadores devem ter um bote veloz e preciso, além de um bom reflexo.

Conhecido como um esporte de combate muito dinâmico, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios, o muay thai é uma arte marcial muito procurada atualmente por quem quer perder peso, ganhar condicionamento físico e resistência.

Em vista desta exigência do corpo, o treino do Muay Thai é uma ótima alternativa para melhorar a aptidão física e a auto estima, acelerar o metabolismo, ter um alto gasto calórico, fortalecer os músculos, deixar o corpo mais flexível, obter mais força, agilidade e coordenação motora, explica Fábio Dias, instrutor de muay thay da Gracie Barra Alagoinhas.