Na Gracie Barra, hoje a maior rede de escolas no ensino do Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal do mundo, com mais de 400 escolas ativas, o ensino do jiu-jitsu obedece a uma progressão de técnicas, adaptadas para o nível dos alunos e faixa etária, que está organizada nos seguintes programas:

Programa Campeões do Futuro 3.0: O Programa Campeões do Futuro da Gracie Barra foi criado para proporcionar às crianças e adolescentes na faixa etária dos 3 aos 15 anos um ambiente que lhes permita experimentar e compreender valores essenciais como foco, disciplina, persistência, cooperação e respeito.
Como um esporte de contato, o Jiu-Jitsu brasileiro oferece um ambiente desafiador, porém seguro que permite a criança amadurecer para se tornar um campeão da vida.

A prática do Jiu-Jitsu infantil vai muito além das conquistas do tatame. A disciplina e excelência exigidos pelos nossos instrutores muitas vezes reflete positivamente no comportamento da criança em casa e na escola.
Nosso Programa Campeões do Futuro é tipicamente subdividido em três grupos diferentes para acomodar os alunos de diferentes idades e níveis de habilidade:

  • Pequenos Campeões I (3-6 anos),
  • Pequenos Campeões II (7-12 anos),
  • Juniors e Adolescentes (10-14 anos).
 

 

 

 

 

Programa Fundamental 2.0: O Programa Fundamental da Gracie Barra ensina os princípios básicos da defesa pessoal para pessoas como você. A estrutura do programa reune uma diversidade de técnicas Jiu-Jitsu em movimentos básicos combinados de forma inteligente e segura para otimizar o seu aprendizado.
Os alunos experimentam resultados que vão além de ganhos em habilidades de força, flexibilidade, fitness, ou defesa pessoal. Com dedicação para compreender o verdadeiro significado das lições aprendidas no tatame e disciplina para aplicá-las na vida pessoal, os alunos da Gracie Barra se beneficiam de uma melhoria no seu foco, energia e bem-estar em geral.

Programa Feminino: Uma mulher precisa saber se defender? Por que uma mulher decide fazer parte da Gracie Barra?
Todas as aulas oferecidas na estrutura do programa da Gracie Barra são abertas para o público feminino.
Como uma arte marcial desenvolvida para permitir que o mais fraco possa derrotar um adversário fisicamente mais forte, o Jiu-Jitsu é perfeito para as mulheres que estão interessadas em aprender como se defender — e quais não estão?
Os Programas da Gracie Barra combinam um currículo de defesa pessoal abrangente, com uma parte esportiva bem elaborada que além de simular ataques reais permite o desenvolvimento atlético das alunas interessadas.
As aulas melhoram o seu nível de condicionamento físico geral, sem deixar nada a desejar às academias de ginástica.

 

 
     
 

Programa Avançado 2.0: Enquanto o Programa Fundamental foca nos alicerces e princípios básicos do Jiu-Jitsu, o Programa Avançado é baseado nas técnicas de alto nível e práticas que começam a moldar o jogo dos alunos através do desenvolvimento de reflexos, velocidade e tempo de reação, bem como transições entre uma técnica e outra.
Depois de alguns meses no Programa Avançado os alunos tipicamente experimentam um maior entendimento da filosofia GB, uma ligação mais forte com os parceiros de treino, bem como mais disciplina e compromisso com hábitos saudáveis que levam a uma boa forma física.
As aulas do Programa Avançado são baseadas em uma estrutura definida e currículo, numa abordagem ampla que incorpora técnicas de diferentes estilos de luta como o wrestling, judo, sambo, que através dos tempos passaram a fazer parte do ensino na Gracie Barra.

Programa Faixa Preta: O Programa Faixa Preta da Gracie Barra é a última etapa na estrutura do programa GB para alunos adultos. Enquanto ele representa a chegada do aluno ao nível final de treinamento em nossa escola, também representa um novo começo.
O objetivo deste programa é desenvolver ainda mais o jogo dos alunos, ensinando as técnicas mais complexas e suas variações. O currículo dinâmico das aulas, seguido de um treino livre opcional de 1 hora de duração, proporcionam um ambiente desafiador, porém

seguro para os alunos progredirem da faixa azul para a roxa, marrom e preta.
É no Programa Faixa Preta que a maioria dos alunos realmente compreende o que é dito desde o primeiro dia de aula: Jiu-Jitsu é uma viagem interminável de realizações diárias que sempre leva a um novo desafio. As mesmas quedas, raspagens e finalizações ganham um novo significado enquanto o seu jogo é definido.
Os alunos do Programa Faixa preta são a referência para todos em nossas escolas. A responsabilidade de passar adiante as técnicas e filosofia GB é levada ainda mais a sério. Nosso alunos desempenham um papel fundamental na manutenção de um ambiente seguro e acolhedor na nossa escola.